AULAS DE TAI CHI CHUAN EM SALVADOR



Por volta de 1988, vindo de São Paulo, de volta à minha terra natal, comecei a dar aulas de Tai Chi Chuan aqui em Salvador. Comecei em espaços restritos de academias particulares; fui convidado a ministrar cursos em universidades públicas e os ministrei (Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal da Bahia)até, finalmente, conseguir organizar um espaço pessoal de trabalho em que, atualmente, integro práticas e cursos no âmbito da medicina e terapias chinesas, incluindo o Tai Chi.
Há mais ou menos cinco anos, convidaram-me para dar aulas públicas de Tai Chi Chuan em um projeto de parceria entre as iniciativas privada e municipal que se intitula "Ruas de Lazer".
Parte da orla da Barra tem o trânsito de veículos interrompido em um ponto turístico e histórico da nossa cidade - o Farol da Barra. Então, todos os domingos, com sol ou chuva, seja feriado ou não, aproveitamos o ar puro que vem do Oceano Atlântico para praticarmos juntos exercícios e formas do Tai Chi.
Há pessoas que acompanham o nosso trabalho desde o início e já são praticantes apaixonados dessa arte. Não perdem um domingo sequer. Há aqueles que vêm e vão. Alguns fins de semana aparecem, outros desaparecem, para reapareceram meses ou até anos depois. E, então,me dizem quanta falta sentiram do Tai Chi.
Há aqueles que, enquanto fazemos os movimentos, juntam-se a nós e vão até o fim da aula; outros páram no meio; outros ficam observando de perto ou de longe e não se arriscam a tentar.
E, mesmo sem que saibam, o Tai Chi já os aceitou, já os acolheu, já acalentou seus corações.
O Tai Chi Chuan é isso - A Arte da Vida, Uma Dança dos Deuses, que movimenta algo que não podemos ver. Aquilo que, em nós, conecta-nos à energia que move esse mundo e tantos outros, desfazendo e refazendo tempos e espaços imaginários.
Talvez essa seja a maior beleza do Tai Chi. Beleza invisível aos olhos, mas infalível para falar ao coração.

9 comentários:

  1. Tenho interesse. Favor mandar tel p contato.wilson.braga@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda ocorre essas aulas? A matéria é de 2008 '-'

    ResponderExcluir
  3. Quero praticar além das aulas do farol.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se ainda acontece as aulas? E gostaria de saber se é feito só na Barra, tem em outros locais? Qual é o horário? Agradeço desde já as informações no e mail: vanessaleite605@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se ainda acontece as aulas? locais? Qual é o horário? Agradeço desde já as informações no e mail: jandachat@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá. Gostaria de praticar em aulas públicas ou particulares em Salvador. Por favor, enviar informações para o e-mail: marinedesa02@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho interesse em praticar tai chi. Poderia informar local de aulas?

    ResponderExcluir
  8. Tenho interesse em praticar tai chi. Poderia informar local de aulas? malucastro1957@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho interesse em praticar ! Qual o contato?

    ResponderExcluir